SALVAÇÃO DOS RICOS - PARÁBOLA DO MAU RICO

 

SALVAÇÃO DOS RICOS

1. “ Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon”.(LUCAS, 16:13)

2. Então, aproximou-­se dele um mancebo e disse: “Bom mestre, que bem devo fazer para adquirir a vida eterna?” Respondeu Jesus: “Por que me chamas bom? Bom, só Deus o é. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. – “Que mandamentos?” – retrucou o mancebo. Disse Jesus: “Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não darás testemunho falso. Honra a teu pai e a tua mãe e ama a teu próximo como a ti mesmo”.

O moço lhe replicou: “Tenho guardado todos esses mandamentos desde que cheguei à mocidade. Que é o que ainda me falta?” Disse Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ouvindo essas palavras, o moço se foi todo tristonho, porque possuía grandes haveres. Jesus disse então a seus discípulos: “Digo-vos em verdade que bem difícil é que um rico entre no reino dos céus. Ainda uma vez vos digo: É mais fácil que um camelo passe pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino dos céus” .

(MATEUS, 19:16 a 24; LUCAS, 18:18 a 25; MARCOS, 10:17 a 25)


PRESERVAR-SE DA AVAREZA

3. Então, no meio da turba, um homem lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida comigo a herança que nos tocou”. Jesus lhe disse: “Ó homem! Quem me designou para vos julgar, ou para fazer as vossas partilhas?” E acrescentou: “Tende o cuidado de preservar-vos de toda a avareza,

porquanto, seja qual for a abundância em que o homem se encontre, sua vida não depende dos bens que ele possua”. Disse-lhes a seguir esta parábola: “Havia um rico homem cujas terras tinham produzido extraordinariamente e que se entretinha a pensar consigo mesmo, assim: ‘Que hei de fazer, pois já não tenho lugar onde possa encerrar tudo o que vou colher?’ Disse então: ‘Aqui está o que farei: Demolirei os meus celeiros e construirei outros maiores, onde porei toda a minha colheita e todos os meus bens. E direi a minha alma: Minha alma, tens de reserva muitos bens para longos anos; repousa, come, bebe, goza’”. “Mas, Deus, ao mesmo tempo, disse ao homem: ‘Que insensato

és! Esta noite mesmo tomar-te-ão a alma; para que servirá o que acumulaste?’ É o que acontece àquele que acumula tesouros para si próprio e que não é rico diante de Deus”. (LUCAS, 12:13 a 21)


JESUS EM CASA DE ZAQUEU

4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. Por isso, correu à frente da turba e subiu a um sicômoro, para o ver, porquanto ele tinha de passar ali. Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu paro o alto o olhar e, vendo-o, disse-lhe: “Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa”. Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: “Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida”. (Veja-se: “Introdução”, artigo – Publicanos)

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos. Ao que Jesus lhe disse: “Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; visto que o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido”. (LUCAS, 19:1 a 10)


PARÁBOLA DO MAU RICO

5. Havia um homem rico, que vestia púrpura e linho e se tratava magnificamente todos os dias. Havia também um pobre, chamado Lázaro, deitado à sua porta, todo coberto de úlceras, que muito estimaria poder mitigar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico; mas ninguém lhas dava e os cães lhe vinham lamber as chagas. Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu e teve por sepulcro o inferno. Quando se achava nos tormentos, levantou os olhos e viu de longe Abraão e Lázaro em seu seio e, exclamando, disse estas palavras: “Pai Abraão, tem piedade de mim e manda-me Lázaro, a fim de que molhe a ponta do dedo na água para me refrescar a língua, pois sofro horrível tormento nestas chamas”.

Mas Abraão lhe respondeu: “Meu filho, lembra-te de que recebeste em vida teus bens e de que Lázaro só teve males; por isso, ele agora está na consolação e tu nos tormentos. Ao demais, existe para sempre um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que queiram passar daqui para aí não o podem, como também ninguém pode passar do lugar onde estás para aqui”.

Disse o rico: “Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, a dar-lhes testemunho destas coisas, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormento”.

Abraão lhe retrucou: “Eles têm Moisés e os profetas; que os escutem”. – “Não, meu pai Abraão” – disse o rico: “Se algum dos mortos for ter com eles, farão penitência”. Respondeu-lhe Abraão: “Se eles não ouvem a Moisés, nem aos profetas, também não acreditarão, ainda mesmo que algum dos mortos ressuscite”. (LUCAS, 16:19 a 31)

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVI, itens 1 a 5, por Allan Kardec)



Reuniões presenciais, no Centro Espirita Galileia: 3a. e 5a.  feira - 15.00h; sábado e domingo, 16.00h. Sempre com agendamento pelo whatsapp, pelo menos um dia antes, para não aglomerar. Participe do nosso grupo de Whatsapp de MENSAGENS diárias do Evangelho, sempre com mensagens psicografadas por Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel - (21) 99 747 4214. No Galileia, tudo é de graça. Nada é cobrado. O interesse é só espiritual. Obrigado.         


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMOSSEXUALIDADE – Livro VIDA E SEXO, Cap. 21- Estudo Presencial

O PASSE

JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES - Reencarnação - Apocalipse, 22:12