O ESPELHO DA VIDA

 


A mente é o espelho da vida em toda parte.

Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.

Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.

Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta,

na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.

Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar.

Em todos os domínios do Universo vibra, pois, a influência recíproca.

Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.

O reflexo esboça a emotividade.

A emotividade plasma a ideia.

A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.

Em semelhantes manifestações alongam-se os fios geradores das causas de que nascem as circunstâncias, válvulas obliterativas

ou alavancas libertadoras da existência.

Ninguém pode ultrapassar de improviso os recursos da própria mente, muito além do círculo de trabalho em que estagia; contudo, assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação.

Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante.

Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos. Por elas, estacionamos sob a fascinação dos elementos que provisoriamente nos escravizam e, através delas, incorporamos o

influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.

O reflexo mental mora no alicerce da vida.

Refletem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflete os objetivos do Criador.

(Livro PENSAMENTO E VIDA, Editora FEB, Capítulo 01, pelo o Espírito Emmanuel, psicografia de CHICO XAVIER) – Divulguemos o Livro Espírita!

/////////////////////////////////

A paz pessoal, no intransferível esforço, deve ser buscada com Amor e Humildade, todos os dias, de todos os anos!



Reuniões presenciais, no Centro Espirita Galileia: 3a. e 5a.  feira - 15.00h; sábado e domingo, 16.00h. Sempre com agendamento pelo whatsapp, pelo menos um dia antes, para não aglomerar. Participe do nosso grupo de Whatsapp de MENSAGENS diárias do Evangelho, sempre com mensagens psicografadas por Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel - (21) 99 747 4214. No Galileia, tudo é de graça. Nada é cobrado. O interesse é só espiritual. Obrigado.       

 

 

Comentários

  1. Bom dia! Há tanta sabedoria na obra Pensamento e Vida que a nossa mente, espelho da vida conforme a denomina Emmanuel, levará algumas encarnações para compreender mais profundamente. De qualquer forma, tentarei comentar na limitação do meu entendimento o que pude apreender desta lição. Quando em alguns momentos cultivamos pensamentos ligados ao Bem, portanto à Lei de Deus, recebemos pontos luminosos em nossa mente, que talvez se apaguem ao esquecermos esses pensamentos e cultivarmos os de natureza inferior. Quando oramos com fervor e sinceridade, esses pequenos pontos de luz podem se ampliar e até se fixar, mas talvez voltem a se apagar nos momentos de revolta, de rancor, de desespero. À
    medida que transformarmos pensamentos, palavras e preces em ações mais seguras, confiantes e frequentes, a claridade vai se instalando de modo a refletir no cotidiano a evolução de que necessitamos, já queremos e pra qual estamos destinados. Jesus afirmou que somos luz. Devemos confiar no Mestre e fazer com que ela resplandeça cada vez mais em nossos pensamentos, palavras e, principalmente, atitudes da vida diária. Quanto mais retivermos a luz na casa mental, mais enxergaremos o que nos cabe fazer para alcançarmos a plenitude, a felicidade permanente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMOSSEXUALIDADE – Livro VIDA E SEXO, Cap. 21- Estudo Presencial

O PASSE

JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES - Reencarnação - Apocalipse, 22:12