VERDADES E FANTASIAS - Evangelho todo dia, 30.05.22

 





– MENSAGEM DO DIA: “VERDADES E FANTASIAS” – “Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.” - João, 8:45) – Livro CAMINHO, VERDADE E VIDA, Ed. FEB, Cap. 78, ditado pelo Espírito Emmanuel, psicografia de CHICO XAVIER.


VERDADES E FANTASIAS


O mundo sempre distingue ruidosamente os expositores de fantasias.

É comum observar-se, quase em toda parte, a vitória dos homens palavrosos, que prometem milagres e maravilhas. Esses merecem das criaturas grande crédito. Basta encobrirem a enfermidade, a fraqueza, a ignorância ou o defeito dos homens, para receberem acatamento. Não

acontece o mesmo aos cultivadores da verdade, por mais simples que esta seja. Através de todos os tempos, para esses últimos, a sociedade reservou a fogueira, o veneno, a cruz, a punição implacável.

Tentando fugir à angustiosa situação espiritual que lhe é própria, inventou o homem a “buena-dicha”, impondo, contudo, aos adivinhadores o disfarce dourado das realidades negras e duras. O charlatão mais hábil na fabricação de mentiras brilhantes será o senhor da clientela mais numerosa e luzida.

No intercâmbio com a esfera invisível, urge que os novos discípulos se precatem contra os perigos desse jaez.

A técnica do elogio, a disposição de parecer melhor, o prurido de caminhar à frente dos outros, a presunção de converter consciências alheias, são grandes fantasias. É necessário não crer nisso. Mais razoável é compreender que o serviço de iluminação é difícil, a principiar do esforço de regeneração de nós mesmos. Nem sempre os amigos da verdade são aceitos. Geralmente são

considerados fanáticos ou mistificadores, mas... apesar de tudo, para a nossa felicidade, faz-se preciso atender à verdade enquanto é tempo.

*

*

TEMA DO EVANGELHO DA SEMANA de 30/05 a 05/06/22, Item 12 do Cap. XIX, do Livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Ed. FEB, por Allan Kardec:

*

A FÉ HUMANA E A DIVINA – Instruções dos Espíritos.


12. No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade.

Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação.

Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis?

A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro

celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendores que se não chegue a vencer.

O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.

Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. – Um Espírito Protetor . (Paris, 1863)

*

*

HORÁRIOS das Reuniões presenciais, no CENTRO ESPÍRITA GALILEIA: 3a. e 5a. - 15 horas; sábado e domingo – 16 horas. Pedimos, por gentileza, AGENDAR um dia antes, pois não teremos vagas para todos. Com agendamento, organizamos melhor.

*

Trova do Evangelho todo dia

VERDADES E FANTASIAS

*

Para a verdade, a fogueira, a cruz;

Para a fantasia, o aplauso robusto.

A humanidade condena Jesus,

Por falar de Amor e ser justo.

*

*

Tentativa de Resumo da página.

Livro CAMINHO, VERDADE E VIDA, Ed. FEB,

Cap. 78, Espírito Emmanuel, por CHICO XAVIER.

João, 8:45 – Divulguemos o LIVRO ESPÍRITA !

ÁUDIO no Telegram e Whatsapp: +5521997474214

*


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMOSSEXUALIDADE – Livro VIDA E SEXO, Cap. 21- Estudo Presencial

O PASSE

JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES - Reencarnação - Apocalipse, 22:12