FORÇA - Evangelho todo dia, 14/07/22

 

– MENSAGEM DO DIA: “FORÇA” - "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei". - Jesus. (João, 15:12). – Livro SEGUE-ME !, Ed. O CLARIM, ditado pelo Espírito Emmanuel, psicografia de CHICO XAVIER.

*

FORÇA


Existem na vida força e força.

A força da gravitação se exerce entre todas as partículas do Universo e conquanto

equilibre os mundos na Imensidade Cósmica não cria o menor vínculo de compreensão

fraternal na intimidade do ser.

A força elétrica move guindastes de grande porte, mas, embora sustente máquinas

de assombroso poder, transportando toneladas, não diminui, nem mesmo de leve, o peso

da angústia no coração.

A força executiva determina obediência aos textos legais, e se logra, muitas vezes,

influenciar milhares de destinos, porém, nem sempre consegue modificar no espírito essa ou

aquela íntima decisão.

A força física preside campeonatos de habilidade e robustez conseguindo subjugar

adversários até mesmo no terreno da agressão e da violência, mas não clareia o menor

dos distritos no campo do sentimento.

A força das forças, porém, aquela que sublima os astros e alimenta motores para o

bem, que encaminha a autoridade para a misericórdia e aciona os braços no serviço aos

semelhantes - a única que penetra a alma e lhe orienta os impulsos na direção da

felicidade e da paz, da elevação e do entendimento - é a força do amor.


*

Trova do Evangelho todo dia

FORÇA

*

Há força física e da bondade;

Há força do perdão, sem rancor;

Há força da pureza, sem maldade;

E a força das forças - é a do Amor!

*

*

TEMA DA SEMANA, de 11/07 A 17/07/22, Capítulo XXI, item 6-7, do EVANGELHO S. O ESPIRITISMO
*

NÃO CREAIS EM TODOS OS ESPÍRITOS

6. “ Meus bem-amados, não creais em qualquer Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (JOÃO, Epístola 1ª, 4:1)

7. Os fenômenos espíritas, longe de abonarem os falsos Cristos e os falsos profetas, como a algumas pessoas apraz dizer, golpe mortal desferem neles. Não peçais ao Espiritismo prodígios, nem milagres, porquanto ele formalmente declara que os não opera. Do mesmo modo que a Física, a Química, a Astronomia, a Geologia, revelaram as leis do mundo material, ele revela outras leis desconhecidas, as que regem as relações do mundo corpóreo com o mundo espiritual, leis que, tanto quanto aquelas outras da Ciência, são leis da Natureza. Facultando a explicação de certa ordem de fenômenos incompreendidos até o presente, ele destrói o que ainda restava do domínio do maravilhoso. Quem, portanto, se sentisse tentado a lhe explorar em proveito próprio os fenômenos, fazendo-se passar por messias de Deus, não conseguiria abusar por muito tempo da credulidade alheia e seria logo desmascarado. Aliás, como já se tem dito, tais fenômenos, por si sós, nada provam: a missão se prova por efeitos morais, o que não é dado a qualquer um produzir. Esse um dos resultados do desenvolvimento da ciência espírita; pesquisando a causa de certos fenômenos, de sobre muitos mistérios levanta ela o véu. Só os que preferem a obscuridade à luz, têm interesse em combatê-la; mas, a verdade é como o Sol: dissipa os mais densos nevoeiros.

O Espiritismo revela outra categoria bem mais perigosa de falsos Cristos e de falsos profetas, que se encontram, não entre os homens, mas entre os desencarnados: a dos Espíritos enganadores, hipócritas, orgulhosos e pseudo -sábios, que passaram da Terra para a erraticidade e tomam nomes venerados para, sob a máscara de que se cobrem, facilitarem a aceitação das mais singulares e absurdas ideias. Antes que se conhecessem as relações mediúnicas, eles atuavam de maneira menos ostensiva, pela inspiração, pela mediunidade inconsciente, audiente ou falante. É considerável o número dos que, em diversas épocas, mas, sobretudo, nestes últimos tempos, se hão apresentado como alguns dos antigos profetas, como o Cristo, como Maria, sua mãe, e até como Deus. S. João adverte contra eles os homens, dizendo: “Meus bem-amados, não acrediteis em todo Espírito; mas, experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” O Espiritismo nos faculta os meios de experimentá-los, apontando os caracteres pelos quais se reconhecem os bons Espíritos, caracteres sempre morais, nunca materiais 13 . É à maneira de se distinguirem dos maus os bons Espíritos que, principalmente, podem aplicar-se estas palavras de Jesus: “Pelo fruto é que se reconhece a qualidade da árvore; uma árvore boa não pode produzir maus frutos, e uma árvore má não os pode produzir bons.” Julgam-se os Espíritos pela qualidade de suas obras, como uma árvore pela qualidade dos seus frutos.

*

Horário das Reuniões: 3a. e 5a. feiras - 15:00h; sábado e domingo - 16:00h. Pedimos, por gentileza, agendar um dia antes: Whatsapp 99 747 4214.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMOSSEXUALIDADE – Livro VIDA E SEXO, Cap. 21- Estudo Presencial

O PASSE

JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES - Reencarnação - Apocalipse, 22:12