OBTER E PAGAR

 

EVANGELHO todo dia, 28.07.23 – Mensagem do dia: “OBTER E PAGAR ” –“E eu vos digo a vós: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Lucas, 11:09 – Livro ASSIM VENCERÁS, ED. IDEAL, CAP. 31, ditado pelo Espírito Emmanuel, psicografia de CHICO XAVIER.

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OBTER E PAGAR

Pede a graça da saúde, mas não te esqueças da própria defesa contra a

enfermidade.

Roga o favor da luz, todavia, não permaneças na sombra.

Solicita o facho da esperança, contudo, aprende a cultivar a serenidade, a fim

de que te não arrojes aos precipícios do desespero.

Pede a bênção da coragem, mas preserva-te contra o desânimo.

Roga a realização dos próprios desejos, entretanto, procura adaptar-te à

Vontade Divina.

Solicita a concretização dos ideais superiores que te nutrem na Terra, mas

busca agir sem apego, para que não te enamores das próprias obras que pertencem, no

fundo, à Criação Divina.

Pede a graça da iniciação na fé viva, no entanto, capacita-te de que é necessário

perseverar na confiança, para que a ventania das perturbações humanas não te

apaguem a candeia da boa vontade.

Roga a concessão de recursos materiais para a solução dos problemas que te

afligem no mundo, mas, não te esqueças de aprender a gastar com equilíbrio e respeito

sem te precipitares em débitos insolúveis.

Solicita a alegria do amor, através dos entes queridos que te rodeiam na

existência, no entanto, reconheça que a felicidade dos amigos é diferente da tua, para

que te não convertas em tirano do círculo afetivo.

Tudo na vida é permuta, colaboração, experiência e o nosso trabalho é sempre

um contrato entre o Senhor e nós outros, na execução do qual precisamos receber para

dar e dar para receber.

A providência nos concede as mais ricas possibilidades em todos os setores da

jornada evolutiva, entretanto, a Lei exige a nossa quota de contribuição.

“Pedi e obtereis” – ensinou o Divino Mestre. Não nos esqueçamos, porém, de

que todas as criaturas e de que todas as coisas são importantes no Universo e que

poderemos tudo receber, mas para tudo pagar hoje ou amanhã.

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TROVA DO EVANGELHO TODO DIA,

à luz do Espiritismo.

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OBTER E PAGAR

Solicita o facho da amiga esperança,

Mas, aprende a cultivar a serenidade;

A vida é colaboração e perseverança,

O Senhor solicita trabalho e bondade.

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ENTRE TRÊS BARRAS


/// Amor ao próximo,

solução pra tudo. ///

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O LIVRO DOS ESPÍRITOS

COMEMORAÇÃO DOS MORTOS. FUNERAIS


Pergunta 323. A visita de uma pessoa a um túmulo causa maior contentamento ao Espírito,

cujos despojos corporais aí se encontrem, do que a prece que por ele faça essa

pessoa em sua casa?

Resposta: “Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa

no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato íntimo. Já

dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar,

desde que seja feita de coração.”

*

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ENTRE TRÊS BARRAS


/// Não somos um corpo

de carne, que tem uma alma;

somos um Espírito,

temporariamente,

vestidos de carne ///

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TEMA DO EVANGELHO, DA SEMANA de 24/07 a 30/07, Capítulo V -, Itens 4-5,

de o Livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

*

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES

4. De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de

duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida

presente; outras, fora desta vida.

Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos

são consequência natural do caráter e do proceder dos que os suportam.

Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua

imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição!

Quantos se arruínam por falta de ordem, de perseverança, pelo mau

proceder, ou por não terem sabido limitar seus desejos!

Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse

ou de vaidade e nas quais o coração não tomou parte alguma!

Quantas dissensões e funestas disputas se teriam evitado com um pouco de

moderação e menos suscetibilidade!

Quantas doenças e enfermidades decorrem da intemperança e dos excessos

de todo gênero!

Quantos pais são infelizes com seus filhos, porque não lhes combateram

desde o princípio as más tendências! Por fraqueza, ou indiferença, deixaram que

neles se desenvolvessem os germens do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que

produzem a secura do coração; depois, mais tarde, quando colhem o que semearam,

admiram-se e se afligem da falta de deferência com que são tratados e da ingratidão

deles.

Interroguem friamente suas consciências todos os que são feridos no

coração pelas vicissitudes e decepções da vida; remontem passo a passo à origem

dos males que os torturam e verifiquem se, as mais das vezes, não poderão dizer: Se

eu houvesse feito, ou deixado de fazer tal coisa, não estaria em semelhante

condição.

A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas essas aflições,

senão a si mesmo? O homem, pois, em grande número de casos, é o causador de

seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos

humilhante para a sua vaidade acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má

estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.

Os males dessa natureza fornecem, indubitavelmente, um notável

contingente ao cômputo das vicissitudes da vida. O homem as evitará quando

trabalhar por se melhorar moralmente, tanto quanto intelectualmente.


5. A lei humana atinge certas faltas e as pune. Pode, então, o condenado reconhecer

que sofre a consequência do que fez. Mas a lei não atinge, nem pode atingir todas as

faltas; incide especialmente sobre as que trazem prejuízo à sociedade e não sobre as

que só prejudicam os que as cometem. Deus, porém, quer que todas as suas criaturas

progridam e, portanto, não deixa impune qualquer desvio do caminho reto. Não há

falta alguma, por mais leve que seja, nenhuma infração da sua lei, que não acarrete

forçosas e inevitáveis consequências, mais ou menos deploráveis. Daí se segue que,

nas pequenas coisas, como nas grandes, o homem é sempre punido por aquilo em

que pecou. Os sofrimentos que decorrem do pecado são-lhe uma advertência de que

procedeu mal. Dão-lhe experiência, fazem-lhe sentir a diferença existente entre o

bem e o mal e a necessidade de se melhorar para, de futuro, evitar o que lhe originou

uma fonte de amarguras; sem o que, motivo não haveria para que se emendasse.

Confiante na impunidade, retardaria seu avanço e, consequentemente, a sua

felicidade futura.

Entretanto, a experiência, algumas vezes, chega um pouco tarde: quando a

vida já foi desperdiçada e turbada; quando as forças já estão gastas e sem remédio o

mal. Põe-se então o homem a dizer: “Se no começo dos meus dias eu soubera o que

sei hoje, quantos passos em falso teria evitado! Se houvesse de recomeçar,

conduzir-me-ia de outra maneira. No entanto, já não há mais tempo!” Como o obreiro

preguiçoso, que diz: “Perdi o meu dia”, também ele diz: “Perdi a minha vida”.

Contudo, assim como para o obreiro o Sol se levanta no dia seguinte, permitindo-lhe

neste reparar o tempo perdido, também para o homem, após a noite do túmulo,

brilhará o Sol de uma nova vida, em que lhe será possível aproveitar a experiência

do passado e suas boas resoluções para o futuro.

*

CARIDADE COLETIVA


Todas às sextas-feiras, as 13.30h, no CENTRO ESPÍRITA GALILEIA, ocorre a "CARIDADE COLETIVA", com doações de alimentos básicos, roupas de reuso, Brinquedos para as crianças, na EVANGELIZAÇÃO e o Enxoval do bebê para grávidas, sem renda. As doações poderão ser entregues nas Reuniões: 3a. e 5a. feiras - 15:00h; sábado e domingo – 16:00h; ou, sexta-feira, 13.00h., À Avenida Presidente Kennedy, 415, Brasilândia, São Gonçalo-RJ- +5521997474214 * Um QUILO DE ALIMENTO ou um item do enxoval do BEBÊ, farão toda diferença.

- Visite o Galileia, sexta-feira, às 13:00h. Conheça e Colabore. Participe da “Caridade Coletiva”.


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ENTRE TRÊS BARRAS


/// Ajudar uma mulher

Grávida, sem renda, é

uma forma de

combate ao Aborto.///

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ENTRE TRÊS BARRAS


/// Não somos um corpo

de carne, que tem uma alma;

somos um Espírito,

temporariamente,

vestidos de carne ///


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